Ações

Brinquedoteca

Criada em 2005, nossa Brinquedoteca é a casa da Ludocriarte. Aqui a gente se junta pra somar juntos, crescer na cidadania e na capacidade de expressão e intervenção social. Todo mundo pode mergulhar no mundo mágico da brincadeira! Sem falar que é nesse espaço que levamos vida a um punhado de projetos e atividades incríveis…

Ludocriarte Editora

Em 2012 nasceu a nossa editora, e de lá pra cá já foram  6 livros publicados, todos eles feitos por nós! Percorremos diversas temáticas, atravessamos vários projetos, e temos nossos livros como materialização final do processo de descoberta e criação de nossa comunidade. O mais incrível é que você pode você pode ler todos eles na íntegra!

Projetos em Execução

A Paz é a Gente que Faz! Infância e juventude unidas no Manifesto pela Paz.

2022/2023

A Associação Ludocriarte iniciou nesse ano de 2022 o projeto A paz é a gente que faz: infância e juventude unidas no manifesto pela paz. A iniciativa conta com o financiamento do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (FDCA/DF) e visa a capacitação de 330 crianças, adolescentes e jovens, entre 06 e 17 anos, moradores da RA XIV – São Sebastião/DF, sobre a cultura de paz, por meio de metodologias pedagógicas centradas no brincar.

 

O projeto terá duração de 02 anos, sendo que o primeiro ano é dedicado à capacitação de um grupo de 90 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, no contra turno escolar, de segunda a quinta-feira, por meio de atividades lúdicas, artísticas e culturais sobre os 6 pilares do Manifesto pela Paz da Unesco, a Comunicação Não Violenta, a Comunicação Ecológica e a Mediação de conflitos. As oficinas estimularão reflexões sobre os avanços e retrocessos (globais e locais) ao longo dos últimos 20 anos desde o lançamento do Manifesto pela Paz e capacitarão os jovens para se tornarem multiplicadores da cultura de paz.

 

O projeto oferecerá apoio psicoemocional aos participantes e serão realizados encontros mensais de apoio emocional para os pais e/ou responsáveis centrados nos 6 pilares do Manifesto Pela Paz da Unesco, possibilitando assim que os conteúdos trabalhados com as  crianças e adolescentes sejam também abordados com os familiares, contribuindo para ressignificar as relações familiares sobre as bases da cultura de paz.

 

No segundo ano, a formação dos jovens focará no reconhecimento, domínio e difusão de importantes ferramentas como a Comunicação Não Violenta, a Comunicação Ecológica, além de minicursos de vídeo, teatro e ilustração para a criação das ferramentas didáticas de multiplicação, ou seja: um almanaque da paz, um vídeo e uma encenação psicodramática. A proposta é que os jovens multiplicadores tenham o desafio prático de, junto aos educadores oficineiros, propagar a experiência adquirida conduzindo Encontros de Paz em 03 escolas da rede pública de ensino do DF, a fim de envolver outras crianças, adolescentes e jovens na construção coletiva do Manifesto DF pela Paz, uma coletânea das considerações, propostas e compromissos reunidos ao longo das experiências nas escolas e a partir de enquetes a respeito de 04 temas geradores:

 

 

 


– Violência, bullying e outras formas de desrespeito à vida

– Relações de gênero e diversidade

– Liberdade de expressão

– Relação com ambiente e comunidade.

Ao final dessa jornada será realizado um evento cultural no qual serão apresentados e divulgados os produtos do projeto e onde iniciaremos a coleta de assinaturas para o Manifesto, lançando oficialmente um a campanha nacional pela subscrição do mesmo.

“A paz é uma caminhada que fica mais divertida se fizermos de mãos dadas, com arte e brincadeiras.”

Projetos Realizados

Ponto de Cultura Ludocriarte – Cultura da Infância

FAC MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS – 2º ANO (2019/20) - Termo de Ajuste nº129/2018

O projeto Cultura da Infância realizou um total de 720 horas de atividades lúdico-culturais por meio de oficinas de Criação e Ilustração de Histórias, de expressão musical e de Fotografia e Filmagem. Ao todo, foram atendidas diretamente aproximadamente 80 crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos. Como resultado das oficinas de Criação e Ilustração de Histórias foi publicado o livro Travessias com tiragem de 3 mil cópias, também foi publicado o livro Zezé, aquele que sabe o que quer, obra homônima, baseada no espetaculo teatral realizadas pelas crianças e adolescentes do nosso Ponto de Cultura em 2019. Como resultado das oficinas de musicalização foram produzidas duas músicas e seus respectivos videoclipes. As oficinas de fotografia e filmagem resultaram no blog Cultura da Infância, publicado neste site. Para o lançamento de cada um desses produtos foi realizado um evento online amplamente divulgado nas redes sociais: Travessias – Rotas e trajetos da cultura da infância na pandemia. Para acessar todos resultados  click aqui.

Direito de Brincar

Já deve estar claro que por aqui brincar é um direito muito importante, tão importante que não poderia faltar um projeto só pra isso! Foi então que financiados pelo Fundo da Criança e do Adolescente do DF (Termo de Fomento nº019/2019 e 2020), o projeto Direito de Brincar veio ao mundo, visando a garantia dos direitos de crianças e adolescentes à infância e, em específico, ao brincar, nas suas diferentes formas e linguagens.

Através de oficinas de ludicidade, teatro, artes plásticas, artesanato e cultura digital, realizamos várias atividades lúdicas, artísticas e culturais com 90 crianças e 20 adolescentes.

Ação em Rede

O Ação em Rede tinha o objetivo de proporcionar a formação e a capacitação para 7 instituições sociais da sociedade civil atuantes em São Sebastião-DF que se qualificaram no atendimento à crianças e adolescentes. Seu termo de compromisso foi firmado em 22 de outubro de 2018. Suas atividades formativas ocorreram na Ludocriarte e em sedes de instituições participantes e escolas públicas, como o CED São Francisco e o IFB – Campus São Sebastião.

O projeto realizou, ao longo de um ano, mais de 512 horas de atividades formativas, supervisão metodológica, oficinas temáticas de formação e qualificação, seminários, acompanhamento contábil-jurídico e participação política, beneficiando diretamente 21 bolsistas e 15 dirigentes das instituições selecionadas e, indiretamente mais de 500 pessoas.

As mesmas instituições contaram com estruturação material na perspectiva de gerar viabilidade em seus processos de gestão e execução das ações: receberam computadores, impressoras, microfones, caixas de som, data-shows, armários, uma TV e duas tendas 10×10

Zezé, aquele que sabe o que quer

Zezé é parte de um projeto maior, o “Cultura da Infância – Oficinas de criação e ilustração de histórias, cultura digital e expressão musical”, financiado pelo Fundo de Apoio a Cultura (FAC), Edital de Manutenção de Espaços nº05-2016, 1º e 2º ano.

Como resultado, tivemos um livro escrito, “Zezé, aquele que sabe o que quer”, e a produção de um espetáculo com o mesmo nome. E foi uma maravilha, Mais de 70 crianças passaram pelo palco do IFB Campus de São Sebastião para contar a história de Zezé, ou melhor, do valente e sonhador Zezé, que assumiu a missão de salvar o seu povo dos desmandos de uma terrível e poderosa feiticeira.

Projeto Raízes

Motivados por estimular reflexões sobre a ancestralidade africana e indígena no processo de construção das identidades das crianças por meio da linguagem artística e cultural, nasceu o Projetos Raízes – Percursos culturais e formativos no olhar de crianças e adolescentes, financiado pelo Fundo da Criança e do Adolescente do DF (Termo de Colaboração nº013/2017).

Atendendo 80 crianças e adolescentes, o projeto percorreu várias Oficinas Raízes que incetivaram a leitura, a música, as artes cênicas, visuais e plásticas e a valorização das culturas tradicionais. Ao longo da caminhada produzimos o livro “Nossas Raízes Multicoloridas”, 5 vídeoclipes e algumas apresentações.

Nossas Raízes Nordestinas

Apoiado pela Fundação Banco do Brasil

Entre 2017 e 2018, com o apoio da Fundação Banco do Brasil, realizamos o projeto “Nossas raízes nordestinas – Cultura e identidade sob o olhar da criança”. A ação evolveu 80 crianças num espaço de vivência e valorização de elementos da cultura nordestina, visando o fortalecimento da sua identidade.

Como resultado, e através de oficinas temáticas, músicas e danças, brinquedos e brincadeiras, leitura e contação de histórias, poesias e laboratórios de arte, os jovens da Ludocriarte contaram e cantaram sua história coletivamente pela literatura de cordel. Eis que temos o livro “Nosso Pé de Cordel Encantado”.

Nossa Ancestralidade Negra

Apoiado pela Fundação Banco do Brasil

Com o apoio da Fundação Banco do Brasil, nossas crianças mergulharam num retorno ao seu passado. O projeto “Nossa ancestralidade negra: cultura e identidade sob o olhar da criança”, ocorrido em 2016 e 2017, terminou por produzir o espetáculo UBUNTU – Eu sou porque somos”.

Veja como você pode ajudar...

Uma forma simples e direta de fortalecer nossas ações é por meio da campanha de contribuição permanente, em que você se responsabiliza por contribuições financeiras regulares equivalentes ao custo médio de uma criança atendida.

Se você se sente motivado a colaborar, mas sem manter a regularidade mensal, sua doação livre será muito bem-vinda. Lembre-se, não importa se muito ou pouco, cada centavo é valioso!

Uma forma de contribuir é se tornando um voluntário brincante. Cada pessoa pode participar com seu bom coração, com sua força de trabalho e ideias, dentro de seus dons e talentos, com a motivação de gerar benefícios aos nossos pequenos corações sencientes.

Se você tem alguma roupa, eletrodoméstico, utensílios para o lar, calçados, livros, cds, DVDs, aparelhos eletrônicos, material escolar, enfim, qualquer item em bom estado de conservação, doe-nos! Realizamos bazares mensais e precisamos sempre renovar os artigos que colocamos à venda. Se quiser contribuir, entre em contato conosco pelo telefone: (61) 3339-1976

Parcerias:

Parceiro Principal:

logo-ami-arrot

Para mais informações, entre em contato!

 Ficaremos felizes em poder contar mais sobre a associação!

telefone: (61) 3339-1976

whatsapp: (61) 999865797

email: ludocriarte@gmail.com

 

ou mande uma mensagem pelo formulário ao lado!

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta das 08:00 às 11:30 e 13:30 às 17:00.

Exceto às quartas e sextas pela manhã.