Ações

Brinquedoteca

Criada em 2005, nossa Brinquedoteca é a casa da Ludocriarte. Aqui a gente se junta pra somar juntos, crescer na cidadania e na capacidade de expressão e intervenção social. Todo mundo pode mergulhar no mundo mágico da brincadeira! Sem falar que é nesse espaço que levamos vida a um punhado de projetos e atividades incríveis…

Ludocriarte Editora

Em 2012 nasceu a nossa editora, e de lá pra cá já foram  6 livros publicados, todos eles feitos por nós! Percorremos diversas temáticas, atravessamos vários projetos, e temos nossos livros como materialização final do processo de descoberta e criação de nossa comunidade. O mais incrível é que você pode você pode ler todos eles na íntegra!

Projetos em Execução

Ponto de Cultura Ludocriarte – Cultura da Infância

FAC MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS – 2º ANO (2019/20) - Termo de Ajuste nº129/2018

O projeto consiste na realização de 720 horas de atividades em oficinas de criação e ilustração de histórias, de musicalização e de fotografia e filmagem. Participaraão 80 crianças de 6 a 14 anos. Ao final, haverá a criaçãoo de um livro digital, a impressão gráfica de 3 mil cópias de cada livro produzido nos dois primeiros anos do projeto, e a realização de um festival cultural de lançamento e divulgação do livro.

Projetos Realizados

Direito de Brincar

Já deve estar claro que por aqui brincar é um direito muito importante, tão importante que não poderia faltar um projeto só pra isso! Foi então que financiados pelo Fundo da Criança e do Adolescente do DF (Termo de Fomento nº019/2019 e 2020), o projeto Direito de Brincar veio ao mundo, visando a garantia dos direitos de crianças e adolescentes à infância e, em específico, ao brincar, nas suas diferentes formas e linguagens.

Através de oficinas de ludicidade, teatro, artes plásticas, artesanato e cultura digital, realizamos várias atividades lúdicas, artísticas e culturais com 90 crianças e 20 adolescentes.

Ação em Rede

O Ação em Rede tinha o objetivo de proporcionar a formação e a capacitação para 7 instituições sociais da sociedade civil atuantes em São Sebastião-DF que se qualificaram no atendimento à crianças e adolescentes. Seu termo de compromisso foi firmado em 22 de outubro de 2018. Suas atividades formativas ocorreram na Ludocriarte e em sedes de instituições participantes e escolas públicas, como o CED São Francisco e o IFB – Campus São Sebastião.

O projeto realizou, ao longo de um ano, mais de 512 horas de atividades formativas, supervisão metodológica, oficinas temáticas de formação e qualificação, seminários, acompanhamento contábil-jurídico e participação política, beneficiando diretamente 21 bolsistas e 15 dirigentes das instituições selecionadas e, indiretamente mais de 500 pessoas.

As mesmas instituições contaram com estruturação material na perspectiva de gerar viabilidade em seus processos de gestão e execução das ações: receberam computadores, impressoras, microfones, caixas de som, data-shows, armários, uma TV e duas tendas 10×10

Zezé, aquele que sabe o que quer

Zezé é parte de um projeto maior, o “Cultura da Infância – Oficinas de criação e ilustração de histórias, cultura digital e expressão musical”, financiado pelo Fundo de Apoio a Cultura (FAC), Edital de Manutenção de Espaços nº05-2016, 1º e 2º ano.

Como resultado, tivemos um livro escrito, “Zezé, aquele que sabe o que quer”, e a produção de um espetáculo com o mesmo nome. E foi uma maravilha, Mais de 70 crianças passaram pelo palco do IFB Campus de São Sebastião para contar a história de Zezé, ou melhor, do valente e sonhador Zezé, que assumiu a missão de salvar o seu povo dos desmandos de uma terrível e poderosa feiticeira.

Projeto Raízes

Motivados por estimular reflexões sobre a ancestralidade africana e indígena no processo de construção das identidades das crianças por meio da linguagem artística e cultural, nasceu o Projetos Raízes – Percursos culturais e formativos no olhar de crianças e adolescentes, financiado pelo Fundo da Criança e do Adolescente do DF (Termo de Colaboração nº013/2017).

Atendendo 80 crianças e adolescentes, o projeto percorreu várias Oficinas Raízes que incetivaram a leitura, a música, as artes cênicas, visuais e plásticas e a valorização das culturas tradicionais. Ao longo da caminhada produzimos o livro “Nossas Raízes Multicoloridas”, 5 vídeoclipes e algumas apresentações.

Nossas Raízes Nordestinas

Apoiado pela Fundação Banco do Brasil

Entre 2017 e 2018, com o apoio da Fundação Banco do Brasil, realizamos o projeto “Nossas raízes nordestinas – Cultura e identidade sob o olhar da criança”. A ação evolveu 80 crianças num espaço de vivência e valorização de elementos da cultura nordestina, visando o fortalecimento da sua identidade.

Como resultado, e através de oficinas temáticas, músicas e danças, brinquedos e brincadeiras, leitura e contação de histórias, poesias e laboratórios de arte, os jovens da Ludocriarte contaram e cantaram sua história coletivamente pela literatura de cordel. Eis que temos o livro “Nosso Pé de Cordel Encantado”.

Nossa Ancestralidade Negra

Apoiado pela Fundação Banco do Brasil

Com o apoio da Fundação Banco do Brasil, nossas crianças mergulharam num retorno ao seu passado. O projeto “Nossa ancestralidade negra: cultura e identidade sob o olhar da criança”, ocorrido em 2016 e 2017, terminou por produzir o espetáculo UBUNTU – Eu sou porque somos”.

Parcerias:

logo-ami-arrot

Para mais informações, entre em contato!

 Ficaremos felizes em poder contar mais sobre a associação!

telefone: (61) 3339-1976

whatsapp: (61) 999865797

email: ludocriarte@gmail.com

 

ou mande uma mensagem pelo formulário ao lado!

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta das 08:00 às 11:30 e 13:30 às 17:00.

Exceto às quartas e sextas pela manhã.