Institucional

Nascemos em 2004 para promover e fortalecer a cultura da infância, por meio da linguagem lúdica, artística e cultural, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Em 2005, na cidade de São Sebastião/DF, fundamos nossa Brinquedoteca Comunitária, um espaço gratuito e aberto à comunidade, que visa resgatar o significado do brincar no processo de desenvolvimento humano. A Brinquedoteca é também um espaço de educação complementar e integração social que quer estimular e fortalecer a expressão, a descoberta de habilidades e potenciais, a criatividade, a afetividade, o respeito e a cidadania.

MISSÃO

Promover e fortalecer o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, por meio da linguagem lúdica, artística e cultural.

VISÃO

 Ser referência de qualidade no atendimento de crianças e adolescentes e na produção e compartilhamento de conhecimentos e práticas de ludicidade.

VALORES

  • Respeito às diferenças
  • Afetividade
  • Alegria
  • Paz               
  • Integridade
  • Justiça
  • Empatia
  • Entusiasmo
  • Cooperação
  • Ética social

Reportagem TV Globo

Reportagem Ministério da Cultura

Reportagem TV NBR

Brincar também é cultura - Ministério da Cultura

“Para nós, brincar é tudo. Brincar é cultura. É no brincar e na linguagem lúdica que a criança acessa todas as outras coisas.”

Paolo Chirola – Presidente da Associação

Impacto Social

Crianças e adolescentes atendidas hoje
0
Anos de atuação
0
Crianças e adolescentes atendidas
0
festivais artísticos promovidos
0

Um pouco da NOSSA HISTÓRIA

Podemos dizer que a Ludocriarte começou a nascer lá atrás, quando o jovem italiano Paolo Chirola veio pela primeira vez ao Brasil em 1994 para trabalhar como voluntário em um projeto sociocultural em Vila Esperança, na cidade de Goiás Velho/GO. Gostou tanto que acabou ficando de vez. Depois disso trabalhou como educador e oficineiro no projeto piloto da Escola Municipal Rural da Fazenda Santa Branca, em Terezópolis/GO, que ganhou até prêmio do MEC de Incentivo à Educação Fundamental. Era um projeto de educação integral e rolava atividades de artes, produção de pão caseiro, teatro, dança e costura para 20 alunos de 04 a 13 anos de idade, todos filhos dos trabalhadores e empregados da fazenda.

Baita sucesso! O prefeito da cidade vizinha de Nerópolis/GO ficou sabendo e chamou Paolo para criar e planejar uma brinquedoteca modelo. Daí surgiu a Brinquedoteca Municipal “Brincastelo” (sim, é uma brinquedoteca em forma de castelo!); isso em 1999. 

Já em 2004, mudou-se para a periferia de Brasília e, junto com dois jovens participantes do grupo de teatro da Brinquedoteca lá de Nerópolis, Cristiano Silva e Jéferson do Prado, fundou a Associação Ludocriarte. E sem muita demora, já no ano seguinte, fundam a Brinquedoteca Comunitária de São Sebastião/DF, hoje Ponto de Cultura (MinC/2010). A gente até se emociona!


Prêmios

Prêmio Itaú-Unicef 2018

Finalistas nacionais da 13ª edição (São Paulo, agosto/2018)

Prêmio Cultura Viva

Secretaria de Estado de Cultura do DF (Brasília, agosto/2018).

Prêmio “Culturas populares

Edição: Leandro Gomes de Barros” – Ministério da Cultura – Novembro 2017

Ponto de Cultura

Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do DF – DO/DF 18/06/2010.

Prêmio Itaú-Unicef

Semifinalista regional – Outubro 2009

Prêmio Ludicidade “Pontinhos de Cultura”

Ministério da Cultura - Governo Federal – Dezembro 2008

Diretoria

Cargo: Presidente

Nome: Paolo Chirola

Nacionalidade: Italiano

Cargo: Vice-Presidente

Nome: Magda Regina Rosa

Nacionalidade: Brasileira

Cargo: Primeira Secretária

Nome: Maria de Fátima Silva

Nacionalidade: Brasileira

Cargo: Segunda Secretária

Nome: Maria Inês Henriques de Arruda

Nacionalidaed: Brasileira

Cargo: Primeira Tesoureira

Nome: Elizabeth Maria da Graça Neves

Nacionalidade: Brasileira

Cargo: Segunda Tesoureira

Nome: Zaira Bastos Pinheiro

Nacionalidade: Brasileira

Período de vigência: 14/02/2020 a 13/02/2024

Faça Parte

A Ludocriarte é uma ONG que atende gratuitamente dezenas de crianças nos turnos matutinos e vespertinos em um espaço propício para o fortalecimento da cultura da infância e dos direitos de ensino-aprendizagem.

Mantermos e melhorarmos essa infraestrutura exige muitos recursos. Por isso precisamos da sua ajuda. Cada contribuição é muito preciosa! Ajude-nos e faça parte da nossa história!

Veja como você pode ajudar...

Uma forma simples e direta de fortalecer nossas ações é por meio da campanha de contribuição permanente, em que você se responsabiliza por contribuições financeiras regulares equivalentes ao custo médio de uma criança atendida. 

Se você se sente motivado a colaborar, mas sem manter a regularidade mensal, sua doação livre será muito bem-vinda. Lembre-se, não importa se muito ou pouco, cada centavo é valioso!

Uma forma de contribuir é se tornando um voluntário brincante. Cada pessoa pode participar com seu bom coração, com sua força de trabalho e ideias, dentro de seus dons e talentos, com a motivação de gerar benefícios aos nossos pequenos corações sencientes.

Se você tem alguma roupa, eletrodoméstico, utensílios para o lar, calçados, livros, cds, DVDs, aparelhos eletrônicos, material escolar, enfim, qualquer item em bom estado de conservação, doe-nos! Realizamos bazares mensais e precisamos sempre renovar os artigos que colocamos à venda. Se quiser contribuir, entre em contato conosco pelo telefone: (61) 3339-1976

Parceiros:

Parceiro Principal:

logo-ami-arrot

Para mais informações, entre em contato!

 Ficaremos felizes em atendê-lo

telefone: (61) 3339-1976

whatsapp: (61) 999865797

email: ludocriarte@gmail.com

 

ou mande uma mensagem pelo formulário ao lado!

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta das 08:00 às 11:30 e 13:30 às 17:00.

Exceto às quartas e sextas pela manhã.